Vai construir sua casa? Veja como aproveitar melhor os espaços
23/03/2022
Escrito por Celo Engenharia

Vai construir sua casa? Veja como aproveitar melhor os espaços

Chegou a hora de construir sua casa. Seja ela pequena ou grande, chegam também os desafios do projeto para que ela fique funcional e eficiente para o dia a dia. Muitos contam com a assessoria de arquitetos e designers de interiores para auxiliar nesta demanda.

Mas, se você não tiver nenhum conhecimento sobre o assunto, pode acabar investindo em soluções que acabarão não oferecendo a praticidade que precisa para a sua rotina. Por isso, mesmo que você contrate um profissional para lhe orientar, é sempre bom saber as principais dicas de como deixar sua nova residência com melhor aproveitamento possível dos espaços.

Nós, da Celo, criamos um conteúdo ótimo, sugerindo ideias que podem nortear sua decisão nessa hora. Siga sua leitura e aproveite!

A construção de uma casa traz inúmeras possibilidades.

Quando você compra ou constrói uma casa, muitas vezes, nem pensa como vai fazer para distribuir os móveis, guardar seus pertences e decorar com os objetos e acessórios que já possui.

Daí, quando você chega com a mudança, para se instalar, surgem os desafios.

Se o espaço é pequeno, é preciso usar a inteligência para distribuir tudo de forma equilibrada e abusar de recursos como móveis e objetos multiuso, para que tudo fique organizado.

Já no caso de um espaço maior, pode parecer fácil resolver essa questão, mas, na realidade, não é. Acompanhando inúmeras situações como essa, preparamos dicas especiais para ajudar você a tomar as decisões certas durante o projeto da casa nova e depois, na hora da mobília e decoração.

Na hora do projeto para construção da casa

Decidir como aproveitar melhor cada espaço antes da construção da sua nova residência é uma decisão muito inteligente.

Esse é um benefício de construir seu próprio imóvel. Você decide em detalhes como ele será, diferente de comprar um apartamento pronto que, muitas vezes, não permite sequer que uma parede seja derrubada.

Então, preste atenção nestas dicas:

– Integração de ambientes

Mais que uma tendência, a integração de ambientes veio para ficar na construção civil.

Isso porque está mais que comprovado que ambientes integrados, sem paredes ou divisórias, permitem mais oportunidades de convivência entre os moradores.

Enquanto uma pessoa está na cozinha preparando o jantar, pode iniciar uma conversa descontraída com quem está na sala, impulsionando a troca de ideias e mantendo todos integrados.

É também uma boa solução quando você recebe convidados, oferecendo a possibilidade de todos circularem pelas áreas sociais com comodidade, sem que alguém se sinta isolado dos demais.

 

– Portas de correr embutidas

Se você gosta de ambientes integrados, mas sabe que tem momentos em que existe a necessidade de privacidade, as portas de correr embutidas são a melhor solução.

Também chamadas de portas deslizantes, elas possibilitam a abertura e o fechamento sempre que necessário, permitindo o total controle do morador sobre essa decisão.

Elas podem ser feitas dos mais diversos materiais, desde o vidro, madeira, MDF ou alumínio, ficando a decisão por aquela que mais combinar com o estilo e as demais aberturas da casa.

Elas são versáteis, não batem com o vento e podem ficar escondidas na parede de forma discreta, sendo usadas somente quando necessário.

 

– Vidros ao invés de paredes 

Para aqueles que não abrem mão de uma casa com ambientes bem delimitados, mas gosta da ideia de integração, uma boa solução é optar por vidros no lugar das paredes.

Eles garantem maior amplitude aos ambientes, ao mesmo tempo em que dividem os espaços com estilo e beleza.

Os vidros podem ser lisos, jateados ou adesivados, o que confere ainda mais personalidade a sua casa.

Parede de vidro separa escada casa alto padrão

Parede de vidro separa escada casa alto padrão

Na hora da mobília 

Casa construída ou em fase final, chega o dia de definir a mobília. Veja algumas dicas que podem fazer uma grande diferença. Veja só:

 

Móveis planejados

Realmente, não há solução melhor para aproveitamento de espaços de uma residência do que optar por móveis sob medida.

Com eles, é possível planejar como aproveitar cada cantinho, de forma a manter os ambientes sempre com a máxima organização.

Aqui, a dica é prestar bem atenção ao projeto dos móveis e ao material, para que eles sejam mais duráveis na linha do tempo das suas necessidades.

Por exemplo, se você tem um filho pequeno e está planejando colocar móveis sob medida em seu quarto, busque, com seu fornecedor, soluções que mantenham a sua usabilidade nas próximas fases de crescimento da criança.

Assim, o investimento pode ser maior, com a garantia de que não vai precisar trocar os móveis tão cedo

-Móveis multiuso 

Com a tendência de imóveis cada vez menores, contar com móveis multiuso é uma “mão na roda” na hora de aproveitar bem os espaços da sua casa.

Camas com armários e gavetões como base servem muito bem para guardar roupas de cama, cobertores e travesseiros, mantendo o quarto mais organizado.

Outra boa opção é o uso de sofás-cama ou beliches no quarto das crianças, porque a qualquer momento vai surgir a ideia de uma festa do pijama, e nada melhor do que já estar preparado para acomodar os amigos no quarto para garantir a diversão sem incômodos.

Já na área de lazer, mesas dobráveis garantem mais praticidade, porque podem ficar “escondidas” ou escamoteadas no dia a dia, e serem muito úteis em dias de festas e comemorações.

-Delimitar ambientes com estantes e balcões

Se, na hora de construir sua casa você optou por ambientes integrados, mas depois decidiu mudar sua proposta e delimitar os espaços, não precisa sair construindo paredes de tijolos ou drywall.

Existem soluções criativas e cheias de estilo que podem resolver a situação.

Estantes e balcões podem fazer esta função, ao mesmo tempo que criam oportunidades criativas para decoração e armazenamento de objetos.

As estantes vazadas podem delimitar muito bem um ambiente, enquanto brincam de “esconde-mostra” o que está por trás delas.

Aproveitar áreas sem uso 

Alguns projetos de casas acabam criando áreas que ficam subutilizadas e que, com inteligência e bom senso, você pode aproveitar para decoração ou para guardar objetos.

Um exemplo disso é a área que fica embaixo da escada.

Aparentemente perdida, ela pode surpreender se você estiver disposto a investir. Esse local pode se transformar numa adega aberta ou fechada, num espaço para leitura, em armário para seus pertences ou, simplesmente, num local decorativo com plantas ornamentais.

Agora, se você está precisando de mais espaço e sua casa tem pé direito duplo, que tal criar um mezanino para ganhar um novo ambiente como um Home-office, um ambiente para leitura ou, até mesmo, um espaço kids com brinquedos para os pequenos.

Outra boa pedida, se você está precisando de aproveitamento de espaço para guardar objetos, é colocar armários de canto. Eles são práticos e resolvem muito bem no quesito organização.

Na hora da decoração 

As questões relacionadas à decoração de uma casa são sempre muito pessoais e personalizadas.

Mesmo se você contratar arquitetos e designers de interiores poderá contribuir com ideias e direcionar soluções para que sua casa fique do seu jeito.

Por isso, separamos pequenas dicas para aproveitamento de espaços na hora de decorar e personalizar os ambientes da sua casa.

 

Ser minimalista

Uma tendência que nunca sai de moda na construção de casas e também na decoração.

Afinal, a máxima “menos é mais” é uma grande verdade.

Se você evitar o excesso de objetos, acessórios, brinquedos, bibelôs, sua casa vai ficar com um aspecto de maior organização sempre.

Até porque, segundo o Feng Shui, não adianta “jogar” as coisas pra dentro dos armários para que seu lar fique organizado. Para que as energias fluam em harmonia, a organização deve estar em todos os espaços. Então, a melhor dica é desapegue do que está sobrando ou sem uso há mais de um ano.

Provavelmente você não voltará a usar estes objetos tão cedo, e eles apenas estão atrapalhando seu dia a dia.

 

– Aproveite-se das paredes

Pense bem, por que não usar as paredes da casa como apoio para aproveitar melhor os espaços?

Se colocar um armário não é possível por causa da falta de espaço, tente solucionar a questão com ganchos, suportes ou estantes com prateleiras mais estreitas.

Estas soluções conferem estilo e praticidade ao dia a dia, além de auxiliar na organização.

Gancho cozinha moderna casa alto padrão

Gancho cozinha moderna casa alto padrão

 

-Delimitar ambientes com objetos decorativos

Mesmo em casas construídas com espaços integrados é possível delimitar os ambientes com elementos decorativos que, além disso, decoram e personalizam.

Floreiras, cachepôs e biombos funcionam como divisórias discretas e cheias de personalidade.

 

-“Espelho, espelho meu”

Ao construir uma casa, prever espelhos como elementos de decoração é garantir mais profundidade aos ambientes, criando espaços com mais amplitude, aumentando a sensação de conforto.

Eles podem ocupar uma parede inteira ou estar em alguns pontos estratégicos.

O que não vale é exagerar. Senão, as pessoas podem se sentir intimidadas com tantos reflexos.

 

“Espelho, espelho meu”

Ao construir uma casa, prever espelhos como elementos de decoração é garantir mais profundidade aos ambientes, criando espaços com mais amplitude, aumentando a sensação de conforto.

Eles podem ocupar uma parede inteira ou estar em alguns pontos estratégicos.

O que não vale é exagerar. Senão, as pessoas podem se sentir intimidadas com tantos reflexos.

Agora que você tem em mãos as principais dicas de como aproveitar melhor os espaços da sua casa, é colocar a “mão na massa” e transformar seus ambientes em lugares mais aconchegantes e personalizados.

Mas, se você está pensando em construir uma casa como planejou, a melhor dica é conversar com a gente. Nós, da Celo, sabemos como ninguém projetar lares perfeitos.

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Forza Comunicação