Como financiar sua casa de alto padrão?
Financiar a construção da sua casa de alto padrão, nos dias de hoje, é uma das alternativas mais atraentes quando o assunto é ter uma casa na medida dos seus planos.
Afinal, poucas pessoas podem dispor de maiores valores para construção sem financiamento. A maioria precisa deste apoio para adquirir um imóvel, já que construir a própria casa tornou-se uma meta de muitas famílias.
A nova tendência de busca por casas surgiu diante das necessidades criadas durante a pandemia de Covid-19. Nos primeiros meses, as pessoas tiveram que ficar isoladas, inclusive trabalhando e estudando em casa.
Diante desse cenário, em todo o país, foi registrado um grande aumento na compra e construção de casas sob medida. E, consequentemente, a busca por financiamentos cresceu no mesmo patamar.
Segundo a Agência Brasil, “Comparando maio de 2019 a maio de 2020, o crescimento ficou em 128%.” E Passo Fundo acompanhou essa tendência.
Desejo de personalização também impulsiona a busca por financiamento para construção de casas de alto padrão
Outro fator que tem impulsionado a procura por financiamentos para construção de casas de alto padrão é a necessidade de personalização.
Cada vez mais, as pessoas querem ter um imóvel que atenda suas necessidades de espaço, estilo, privacidade, diversão e conforto.
Afinal, nada melhor que construir a casa sob medida dos nossos sonhos, definindo a quantidade de suítes, o número de garagens, a área gourmet, o espaço do home office, jardim com ou sem piscina, além dos acabamentos que podem deixar o imóvel com o seu estilo.
Mas, o que muitas pessoas não sabem é exatamente por onde começar a realizar esse projeto.
Por onde começar a construção da sua casa de alto padrão?
O primeiro passo para a construção da sua casa de alto padrão é a escolha do terreno, a compra e a documentação.
O ideal é que a família analise suas necessidades de espaço inicialmente, para decidir o tamanho ideal do imóvel que será construído, para já buscar terrenos que comportem essa demanda.
Depois, é preciso analisar as rotinas de deslocamento diário para definir quais os bairros que atendem melhor seu dia a dia.
– Se as crianças já vão na escola, será necessário trocar de instituição de ensino?
– Há escolas do mesmo nível no bairro escolhido?
– Fica fácil se deslocar todos os dias até a escola atual?
– Como fica o trânsito nos horários de pico, a partir do novo endereço?
– Há conveniências por perto como mercado, farmácia, padaria, atendimento médico?
Outro fator importante a se olhar antes de fechar negócio e começar a construir sua casa de alto padrão é a questão da segurança.
– O bairro escolhido é seguro?
– Você terá que investir em contratação de monitoramento?
– É seguro andar pelas ruas à noite?
– É seguro para as crianças circularem fora de casa?
Sendo assim, uma boa dica é ficar de olho em bairros planejados, loteamentos e condomínios fechados. Geralmente, a compra de terrenos nesses locais é uma boa oportunidade.
Isso porque normalmente eles já oferecem estrutura de água, esgoto, asfalto, iluminação e paisagismo. Sem falar no item que é muito importante hoje em dia, a segurança.
Essas são só algumas questões básicas a serem analisadas antes de fechar o negócio.
Assim, decidido pela compra, vem a hora de verificar a documentação do lote.
Consulte sobre a escritura pública e a certidão de matrícula, para não se arrepender depois.
E mais, se possível, converse com vizinhos para obter impressões de como é morar no local.
Depois, escolhido o terreno, é hora de ver a forma de pagamento e, então, se preparar para financiar o lote e a construção da sua casa de alto padrão.
Como financiar o terreno para construir sua casa de alto padrão?
O que poucas pessoas sabem é que, sim, é possível financiar a compra do terreno e depois financiar a construção da sua casa de alto padrão.
Se o terreno estiver num condomínio, bairro planejado ou loteamento em que uma construtora seja responsável pelo projeto, é possível financiar diretamente com essa empresa.
Nesse caso, as regras, prazos e taxas de juros variam de construtora para construtora.
Mas, se o terreno for em um bairro comum, o financiamento deverá ser por meio de uma instituição financeira.
Nessa situação, o comprador deverá buscar um banco que aceite lhe conceder o crédito para esta compra.
Para isso, a instituição solicitará uma série de documentos, além dos de identificação pessoal (CPF, Identidade e comprovante de estado civil), como comprovante de renda atualizado, Identidade e comprovante de renda do cônjuge (se existir).
E mais, é preciso apresentar CPF e Identidade dos dependentes (se existirem), e declaração de Imposto de Renda, entre outros documentos solicitados.
Com todas essas informações, sua solicitação passará para a equipe de análise de crédito.
Ela avaliará a capacidade de endividamento do comprador ou do casal.
Sendo que, é de praxe, que o valor das parcelas não ultrapasse a 30% da sua renda mensal comprovada.
Aprovada nessa etapa, a solicitação de financiamento passará para a análise jurídica, que levará em conta dados de outras dívidas ou processos que o comprador possa estar envolvido.
E aqui também será avaliada a veracidade da documentação apresentada e se as fases do processo estão em conformidade.
É possível usar o FGTS para financiar a compra de um terreno para construção da sua casa de alto padrão?
Infelizmente não é possível usar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no financiamento da compra de um terreno para construção da sua casa de alto padrão.
Embora a Caixa financie essa compra por meio do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), as regras de saque do FGTS não preveem esse uso.
Pelas regras de 2022, a Caixa poderá financiar até 70% do valor do terreno, e o prazo para pagamento pode variar entre 120 e 240 meses.
Aqui, mais uma boa dica é: faça sempre uma simulação do financiamento com mais de uma instituição bancária. Assim, você poderá comparar as taxas, prazos e juros para, então, decidir pela melhor opção para o seu bolso.
Essa simulação é extremamente importante, porque você terá dados exatos sobre as regras do momento para a faixa de valor que pretende financiar.
Isso porque alguns bancos trabalham com correção monetária pela Taxa Referencial (TR), outros com o Sistema de Amortização Constante (SAC) ou com a Tabela Price.
Agora, com a situação do terreno definida, é hora de pensar no financiamento da construção da sua casa.
Como financiar a construção de uma residência de alto padrão?
Embora não muito comum, o financiamento para a construção de casas de alto padrão é bastante viável e, pós-pandemia, sua busca cresceu muito.
Aqui, valem condições semelhantes ao financiamento do terreno.
Cada instituição financeira irá propor taxas de juros próprias e índices de correção de acordo com o mercado.
As principais diferenças são:
– no financiamento para construção de casas, é possível usar os recursos do FGTS;
– o financiamento pela Caixa seguirá as regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
Nesse caso, o FGTS poderá ser utilizado para pagar todo o valor da entrada ou apenas uma parte dela, e você ainda poderá amortizar as parcelas ou quitar a dívida com este recurso.
Importante lembrar que o uso do FGTS só poderá ser feito se o solicitante tiver, no mínimo, 3 anos de carteira assinada.
E ainda, vale também ressaltar a importância da simulação do crédito junto ao banco ou a construtora que irá financiar a obra, para se preparar financeiramente.
Documentos básicos para a solicitação de financiamento na instituição financeira
– Documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Motorista);
– Comprovante de endereço atualizado e de estado civil;
– Documentos de identificação de filhos e dependentes menores de 18 anos;
– Comprovante de renda atualizado;
– Declaração de Imposto de Renda do último ano;
– Aprovação do Projeto na Prefeitura da cidade onde a residência será construída.
Demais etapas do processo de financiamento para construção de uma casa de alto padrão
Após simular o financiamento, definir a instituição financeira e entregar os documentos, a solicitação de financiamento da sua casa de alto padrão segue para a etapa de contrato.
Nesta nova fase, deverão estar descritos de forma completa quais serão os valores financiados, a forma de financiamento, os valores das prestações, as taxas e juros que incidirão sobre esses valores.
E mais, neste documento precisa constar claramente a quantidade e o valor das amortizações, o prazo máximo de pagamento, as multas em caso de atraso e as regras em situação de transferência de propriedade.
Aqui, a dica é: fique atento às letras miúdas.
Após a assinatura do contrato, este deverá ser registrado em Cartório de Registro e Ofícios de Imóveis da cidade onde será construída a casa, antes ainda da liberação do recurso.
Só depois de passar por todo esse processo é que você poderá contar com o dinheiro para iniciar a obra da sua casa de alto padrão.
Mas, e o projeto?
Para liberar o recurso do financiamento da construção, um dos requisitos é ter o projeto da casa de alto padrão aprovado pela Prefeitura.
Nesse caso, o ideal é que você busque um profissional ou uma construtora para fazer o projeto da sua casa, bem antes de iniciar o processo de simulação de financiamento.
E, de preferência, também se calçar com uma boa poupança, para dar uma entrada maior, diminuir ao máximo o valor financiado e a quantidade de parcelas para pagamento.
Assim, a dica é: poupe!
Reserve, por um tempo, parte dos valores recebidos de férias, comissões, gratificações e 13º salário para reforçar a entrada, atender imprevistos e assegurar sua qualidade de vida durante o período de pagamento do financiamento.
Até porque, depois que a casa de alto padrão estiver pronta, você ainda vai precisar de recursos para mobiliar e decorar de acordo com seu estilo, não é mesmo?!
Por que a Celo é sua melhor escolha para construir sua casa de alto padrão?
Quando o assunto é construção de residências de alto padrão, a Celo Construções tem se revelado cada vez mais eficiente e confiável, projetando com precisão, construindo com transparência e entregando imóveis perfeitos.
Isso faz da Celo uma das construtoras mais sólidas, eficientes e reconhecidas do mercado gaúcho.
Em 2022, completa 35 anos de atuação no mercado da construção civil, atuando não só na construção de obras residenciais surpreendentes, como também obras corporativas e industriais, nos 3 estados do Sul do país e em São Paulo.
Desde a sua fundação em 1986, entregou mais de 200 obras, mantendo sempre o padrão de excelência, do projeto a entrega das chaves.
Para isso, conta com equipes de profissionais 100% capacitados, que atentam para os mínimos detalhes em cada etapa do processo.
Isso assegura ao cliente precisão máxima e extrema transparência, garantindo obras incríveis e encantando o cliente, que supera quaisquer insegurança sobre a construção da sua casa de alto padrão, sua empresa ou sua indústria.
Isso porque já tem em seu portfólio mais de 50.000 metros quadrados construídos e entregues com qualidade acima de tudo. Assim, os mais de 300 clientes atendidos só tem a se orgulhar de terem escolhido a Celo.
E, se você também busca toda essa segurança e cuidado para a construção da sua casa de alto padrão, converse com a Celo e vamos, juntos, realizar o projeto da casa dos seus planos.